quinta-feira, 12 de abril de 2012

CONTAGEM REGRESSIVA

Como nosso grupo se difere dos demais pois somos gente de FÉ, convido a todos se prepararem através de uma novena, tríduo ou sete dias(1 semana) para o dia da festa(21/04) ou  dia do Santo Guerreiro(23/04). NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR A INTENÇÃO DE TODOS OS MEMBROS DO NOSSO GRUPO!!!Segue abaixo sugestões:



NOVENA A SÃO JORGE(DE 14 A 22/04)
1º DIA ( 14/04)
SÃO JORGE O DOM DA FÉ
1) Palavra de Deus.“A vida eterna consiste em que vós reconheçam, o verdadeiro e único Deus, e a Jesus Cristo que enviastes”    (Jo 17, 3 ). “Seu mandamento é este: que tenhamos FÈ no nome de seu filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, como ele mandou” (1Jo 3, 23).
 2) Reflexão. A fé é um dom de Deus oferecido a todos e que necessitam ser cultivado em seu espírito. No antigo Testamento a fé dirige-se ao povo de Israel como fidelidade ao Deus único, visto que eram tentados em passar para o culto dos deuses pagãos que os cercavam.  O novo Testamento mostra-nos a fé tendo como centro Jesus Cristo, o ungido e enviado de Deus a este mundo. Hoje, os deuses pagãos mudaram de nome. Muita gente adora o dinheiro, a ganância, o poder que oprime, a pratica das injustiças e maldades, o Deus do prazer e do orgulho.  São Jorge, iluminado pela fé, encontrou este Jesus e se propôs amá-lo de coração desde sua infância. Invoque São Jorge quando sua FÉ em Deus Vacilar , quando seu coração ficar entristecido, quando o desânimo cair em sua vida, Quando você achar que tudo esta perdido, invoque a São Jorge.
Oração Final para todos os dias: Glorioso São Jorge, valoroso Soldado de Cristo, que mataste o dragão, ouvi meu apelo e apresentai minha prece ao Senhor Deus, Todo Poderoso. Confiante em vossos méritos e em vosso poder, eu vos peço Intrépido São Jorge a vossa proteção, abrindo meus caminhos, aplainando as minhas estradas, afastando obstáculos aos meus passos. De noite ou de dia, não me falteis com vosso socorro e a vossa assistência. Considerai a minha aflição, e vinde em meu socorro. (fazei aqui o seu pedido).Dai-me coragem e esperança fortalecei minha FÉ e auxiliai-me nesta necessidade.  Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Amém!
Pai Nosso... Ave Maria... Gloria ao Pai...  São Jorge! Rogai por nós!


2º DIA (15/04)
SÃO JORGE CONVERTIDO A DEUS
 1) Palavra de Deus. “Se vos voltastes para Ele de todo coração e em presença praticardes a verdade, Ele também se voltará para vós e não mais vos ocultará a sua face” (Tb 13, 6). “Filho, pecaste? Não o faças mais, e pelas faltas passadas, pede perdão” (Eclo 21, 1).
2) Reflexão:   São Jorge encontro-se com Jesus desde Menino, pelos ensinamentos de seus pais. Sua alma tornou-se em paz. As vaidades do mundo, os prazeres do pecado, os impulsos de violência não dominavam o seu espírito. e isso custou-lhe muitos sofrimentos pelo nome de Jesus. Como soldado aprendeu a ser corajoso nas decisões mesmo que lhe custasse a vida. Foi dessa forma, movido por Deus converteu muitos cristãos e mártires de seu tempo, e até hoje continua mudando o coração de muitos.  Para você também se converter é preciso tomar uma firme decisão. Como São Jorge, você deve ser fiel nas práticas da fé de sua vida de cristão. São Jorge, ajudai-me no momento de minha morte a ser também uma alma possuída, não pelo mundo que passa, mas por Deus que permanece.
3º DIA (16/04)
SÃO JORGE  E OS DOIS CAMINHOS
1) Palavra de Deus. “Irmãos, vivam segundo o Espírito e assim não farão mais o que os instintos egoístas desejam. Porque os instintos egoístas têm desejos que estão contra o Espírito e o Espírito contra os instintos egoístas; os dois estão em conflito, de modo que vocês não fazem o que querem” (Gl 5, 16 – 17).
2) Reflexão: Quando uma pessoa se converte para Deus ela se coloca diante de uma definição no projeto de vida que deseja realizar. Há dois caminhos: “a vida segundo a carne”, na qual a ganância de acumular, o roubo, a esperteza, as impurezas, o ódio, as discórdias e o prazer estão acima de tudo e tornam-se deuses em nós! (cf. Gl 5, 19 – 21). O caminho do Espírito, “a vida segundo o Espírito”, que não nos livra do peso e das tribulações mas organiza a vida a partir de Deus, nele encontramos os frutos do Espírito: “ o amor, a alegria, a paz, a paciência, sabedoria e prosperidade e o domínio de si mesmo” (cf. Gl 5, 22).       São Jorge assumiu sua escolha “a vida segundo o Espírito de Deus” e sofreu a conseqüência dessa escolha, o martírio. A vida em Deus não é só um ato, mas é uma atitude e um processo de busca constante de Deus. Para ele dirigimos e a partir dele organizamos nossa vida. São Jorge fez assim e deseja tanto que você faça o mesmo! Cuide de sua fé pela oração e receba as bênçãos que Deus tem para você.
4° DIA (17/04)
SÃO JORGE RESISTE AS TENTAÇÕES E PROVAÇÕES
1) Palavra de Deus. “Que ninguém, ao ser tentado, diga: é Deus que me tenta! Deus não pode ser tentado a fazer o mal. Ele não tenta ninguém. Cada um é tentado por sua própria luxúria que o trai e o conduz. Depois a luxúria, tendo concebido, dará à luz ao pecado e, atingindo seu termo final, gera a morte. Portanto não vos enganeis”(Tg 1, 13 – 15).
2) Reflexão:  Chama-se de “tentação” ou “provação” o momento de escolha de nossa vontade diante do mal que podemos praticar. É o momento precioso onde dizemos “sim” ao bem e “não” ao pecado; e nem sempre seguimos o bom caminho. Nesses momentos é importante ao cristão invocar a força e luz de deus através da oração e, mais ainda, evitar toda ocasião que pode nos levar a ser tentados para o mal. A tentação não nos mancha, por mais persistente que seja, a menos que lhe demos nosso consentimento. São Jorge foi tentado pelo demônio a trocar o seu amor a Cristo por bens materiais e resistiu a todos eles. Muita gente também é tentada a “deixar para amanhã” aquilo que a voz de Deus lhe fala no coração:; o perdão de uma ofensa, busca o perdão de deus no sacramento da confissão, corrigir um defeito ou um vício, voltar a ser mais assíduo na religião... São Jorge é exemplo de prontidão em ouvir a voz de Deus em nosso interior. Certamente ele rezou muitas vezes “Pai, não me deixeis cair na tentação, mas livrai-me do mal, Amém!”
5°DIA (18/04)
SÃO JORGE FIEL SEGUIDOR DE CRISTO
 1) Palavra de Deus. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Se alguém quiser salvar sua vida, vai perdê-la; mas quem perde sua vida por causa de mim vai salvá-la. O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder sua vida?” (Mt 16, 24 – 26).
2) Reflexão:   São Jorge, seguiu Jesus até o martírio e perdeu sua vida por causa dele. A participação na vida e no destino de Jesus inclui “carregar a cruz” e sempre “segui-lo” sem dele se afastar. Quem segue Jesus vai com ele onde ele for; vai com ele até a morte, passando pelas cruzes da vida, pelas dificuldades e obstáculos. O motivo dessa exigência é a união de vida nova que se estabelece entre o Mestre e o discípulo. Seguimos Jesus com amor e por amor, ao nos dizer “quem quiser ser meu discípulo”. São Jorge quis e decidiu se por esse caminho. Essa escolha e determinação são muito importantes e fizeram crescerem São Jorge o amor pessoal, a amizade profunda, sua identificação com Jesus pelo modo novo de vida que ele havia ensinado (cf. jo 15, 1 – 11). O exemplo desse Santo Mártir nos adverte para a moleza que muitas vezes temos em seguir Jesus no que ele nos ensinou e nos meios que ele nos deixou. Reclamamos dos deveres de cristão, tudo nos parece difícil. Não somos cristãos praticantes, nem ajudamos nossa igreja onde nos reunimos ao redor de Jesus. Fazemos o que Jesus mandou? Vivemos como discípulo de Jesus?
6° DIA (19/04)
SÃO JORGE TESTEMUNHO DE JESUS
1) Palavra de Deus. “Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante do meu Pai que está no céu. Aquele que me renegar diante dos homens, eu também o renegarei diante do meu Pai que está no céu”.(Mt 10, 12 – 13) “Por isso, não vos envergonheis do testemunho que deveis dar do Senhor Jesus” (2Tm 1, 8).
2)  Reflexão:  São Jorge viveu numa época em que os cristãos eram perseguidos. pessoas cuja vida mostrava valores de bondade, de perdão às injustiças, de compreensão, de ajuda mútua. Esses cristãos se reuniam para rezar, louvar, agradecer e ouvir a palavra de Deus em suas comunidades. A honestidade, a sinceridade, a união entre eles demonstravam um estilo de vida diferente daquele que ele vivia. Jorge também viveu assim, com os valores do Evangelho de Jesus; testemunhou e valorizou o modo de vida do cristão. Quando era ordenado a matá-los e por eles entregou a sua vida.
7° DIA (20/04)
SÃO JORGE FIEL NA FÉ
 1) Palavra de Deus. “É preciso que vocês perseverem na fé, firmados sobre bases sólidas, sem se deixar desviar da esperança prometida pelo evangelho que vocês ouviram” (Cl 1, 23). “Cuidado com os falsos profetas que vêm a vocês com aparência de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes” (Mt 7, 15)
2) Reflexão:   São Jorge teve momentos de duras provações em sua vida. Diante das adversidades, perseguições, calúnias e desprezo de seus companheiros da guarda militar, ele conservou sua fidelidade na fé. Uma pessoa é fiel quando se mostra honrada, leal com aquilo que acredita e promete; quando não vacila e não falha, mas é pontual e exata em tudo que faz. São José e Maria, a mãe de Jesus, são chamados assim porque em todos os momentos que Deus se manifestou a eles abraçaram sua vontade sem vacilar e com prontidão. São Jorge foi também fiel na fé que depositou em Jesus. Guardou a fé até o fim, como fizeram muitos mártires naquela época.   Para conservar a fidelidade com Deus, é preciso a graça da perseverança que se alcança com a oração. É preciso conhecer e estudar, acolher e pôr em prática a palavra de Deus (cf. Mt 7, 24 – 27). “De que adianta – diz São Tiago – alguém dizer que tem fé se não tiver obras? A fé, se não estiver acompanhada pelas obras, está absolutamente morta” (Tg 2, 14s). É preciso realizar obras para manter viva a FÉ.
8° DIA (21/04)
SÃO JORGE PODEROSO EM ORAÇÃO
 1) Palavra de Deus. “Em todas as necessidades recorreram à oração e à prece, com agradecimentos, para apresentar seus pedidos a Deus” (Fl 4, 6). “Recomenda-se que peçam, rezem sempre, supliquem e agradeçam a Deus. Por isso, devemos rezar em todo lugar, erguendo para o céu mãos puras, sem ódio, sem desavenças!”(1Tm 2, 1. 8).
2)  Reflexão:   É certo que São Jorge fazia suas orações e preces, principalmente nas tentações é a Deus que ele recorria. A oração é uma conversa com Deus. Rezar é falar ao Senhor com a mente ou com nossa voz tudo aquilo que se passa em nossa vida. A oração do Pai-Nosso devemos rezar todos os dias, pois foi Jesus que nos ensinou a dizer assim. “Quem reza se salva e quem não reza se perde. No momento em que deixarmos de nos recomendar a Deus, o demônio nos vencerá”. Jesus também recomendou-nos rezar sempre e nunca deixar de o fazer (Lc 18, 1). Quando você reza, é importante estar com o coração aberto à paz, ao amor. O ódio, o rancor, as mágoas, a desilusão, as ofensas que não se perdoam, o orgulho que nos impede de pedir desculpas, tudo isso prejudica nossa conversa amorosa a Deus.
9° DIA (22/04)
SÃO JORGE LUTA COM OS DONS DE DEUS
1) Palavra de Deus. “Nada trouxemos a este mundo e nada dele podemos levar. Aqueles que querem juntar riquezas caem na tentação, na armadilha, numa multidão de desejos insensatos e funestos, que mergulham os homens na ruína e na perdição. A raiz de todo o mal é o amor ao dinheiro. Por se terem entregado a ele alguns se afastaram para longe da fé e transpassaram sua alma de tormentos sem fim” (1 Tm 6, 7 – 10)
 2) Reflexão: São Jorge defende e favorece a todos os que a ele recorrem com fé e devoção, vencendo batalhas e demandas, questões complicadas, perseguições, injustiças, disputas e desentendimentos. Como protetor das causas difíceis e que nos preocupam numa boa solução. Em geral essas preocupações estão mais ligadas aos negócios materiais. É importante a clareza do que nos pede Jesus: nunca colocar as riquezas no lugar de Deus! Os dons de Deus não se podem transformar em “deuses” em nosso coração. A raiz se todo mal é a dependência que a riqueza gera em nós. “o homem pode e deve querer bem as coisas criadas por Deus. Recebeu-as de Deus, guarda e venceras como se no momento saíssem das mãos de Deus. Agradece o seu Benfeitor e, usando e gozando das criaturas, em pobreza e liberdade de espírito, é introduzido na posse verdadeira do mundo, como se nada possuísse e tudo possuísse ao mesmo tempo”. Mais vale o pouco com o temor do Senhor do que uma grande riqueza cheia de ansiedades e preocupações. “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e arruinar sua vida?” (Mt 16, 26). Aprendamos a agradecer a Deus tudo que nos deu.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário